Geosoftie desde 2000

Bartira Carvalho

Executiva de Contas

Localização: Geosoft Latinoamerica, Rio de Janeiro, Brasil.
Estudou: Biologia, Geologia – Análise de bacias sedimentares, Geoquímica isotópica, vários cursos de Tecnologia de informação, Vendas e Negociação.
Formação: Graduação em Biologia e Especialização em Geologia, ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 

O que você faz na Geosoft?

Atualmente sou Executiva de Contas no escritório da Geosoft no Rio de Janeiro, Brasil. Nesta função sou responsável por desenvolver o relacionamento comercial com empresas dos setores de Mineração e Consultoria/Serviços na América Latina, trabalhando com vendas de soluções e serviços Geosoft para estes clientes. Em 13 anos de carreira na Geosoft está é minha terceira função. A primeira delas foi Representante de Suporte Técnico, atuando por seis anos como responsável pelo suporte técnico aos usuários dos nossos softwares, além de ministrar alguns treinamentos básicos. Em seguida, atuei por três anos como Analista de Soluções, sendo responsável pela implementação e suporte a servidores DAP e sistemas de gerenciamento de dados e informações para a Exploração para vários de nossos clientes.

O  que você considera unico na sua carreira na Geosoft?

O fato de ter trabalhado tanto tempo em funções da área técnica e, atualmente, ter a oportunidade de atuar na área comercial é algo único. Além do fato de que aprendo algo novo a cada dia e que com essas diversas funções pude crescer bastante dentro da mesma empresa por 13 anos, creio que, com o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, posso entender as necessidades dos exploradores e atende-los da melhor maneira possível. Muito mais que uma vendedora, tenho a oportunidade de atuar como analista e conselheira, ouvir sobre necessidades e entregar soluções que auxiliem na resolução de problemas e desafios dos profissionais da Exploração. Isso me faz sentir como peça importante no trabalho de todos os professionais que atendo, e não apenas como uma vendedora ou fornecedora de software descompromissada.

O que você acha que potenciais empregados deveriam saber sobre a Geosoft?

O que mais me encanta na Geosoft, e essa é a melhor palavra, é o ambiente de trabalho. O que mais marca essa empresa e todos que se juntam a ela é a vontade e a determinação de fazer as coisas darem certo, da melhor forma possível. No dia a dia de qualquer trabalho as coisas podem se tornar bem tensas, mas por conta do ótimo ambiente de trabalho tudo acaba ficando muito melhor de se levar. E acho que isso é a coisa mais importante para saber se você está pensando em fazer parte da equipe. Além disso, a Geosoft é uma empresa que, apesar das cobranças normais de qualquer local de trabalho, prima pelo lado humano, pelo respeito à diversidade cultural, e pelo equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. São esses os fatores que me fazem estar aqui há tanto tempo.

O que você mais gosta do seu trabalho na Geosoft?

Embora minha formação seja em Biologia, sou uma apaixonada pelas Ciências da Terra. Trabalhando na Geosoft, além de ser remunerada para fazer algo que gosto, tenho a oportunidade de conhecer o trabalho de Exploração de várias empresas em todo mundo, conhecer geólogos que trabalham no campo, saber um pouco de suas experiências no dia-a-dia de suas pesquisas. Tenho a oportunidade de conhecer sempre um pouco e mais sobre a geologia de diversas áreas do mundo, além de estar sempre acompanhando os avanços tecnológicos nessa área. Tenho todo dia a oportunidade de aprender, seja sobre Geologia, Geofísica, Geoquímica, processamento ou gerenciamento de dados, comunicação, mercados etc.

O que você considera mais desafiador na posição que ocupa, e como você lida com este desafio?

O maior desafio no meu trabalho atual é lidar com as diferenças culturais e a comunicação em diferentes línguas e com diversos países. Sendo responsável pelo atendimento a empresas de mineração e consultoria/serviços na América Latina lido diariamente com pessoas diversas, de países latinos, e ao mesmo tempo, faço a ponte destas com nossa matriz na América do Norte. Ser brasileira, ter o Português como 1ª língua, traduzir para uma língua e forma de pensar diferentes a cultura latina variada, as necessidades de nossos clientes, seus processos e forma de resolver as coisas, me faz trabalhar bastante nas minhas aptidões em comunicação. Para ser capaz de vencer esse desafio, tenho que treinar diariamente a capacidade de escutar, de compreender, de revisar entendimentos, de explicar e levar aos outros as necessidades e demandas de uma empresa ou de um profissional em especial e de ser criativa.

Fora das horas de trabalho, onde podemos encontrar você?

O que mais gosto sem dúvida é curtir minha casa e minha família. Tarefas simples do dia-a-dia me agradam, cuidar das pessoas que me cercam, da minha filha e dos meus gatos. Não sendo minha casa meu local favorito é ao ar livre. Vivendo no Rio de Janeiro tenho a sorte de estar numa cidade onde o clima é, na maior parte do tempo, perfeito para aproveitar passeios à luz do sol. Após o trabalho e nos finais de semana gosto de caminhar na praia e em parques da cidade, ou estar com meus amigos e família em locais onde possamos curtir a boa música brasileira. Viajar e conhecer lugares naturais, culturas bem diferentes das que conhecemos aqui no Brasil é outra de minhas paixões. Por ultimo, mas não menos importante porque tem a ver com meu ideal de vida, sou ativista no movimento de Humanização do Nascimento, que visa em especial aqui no Brasil o empoderamento da mulher e a retomada de seu papel central e protagonista no parto, e em suas vidas. Acredito sinceramente que uma mudança de atitude nessa área aqui em meu país ajudará a criarmos uma sociedade melhor!

Back to top